quinta-feira, 26 de novembro de 2009

Charge



Quadrinhos




Resenha

Resenha Crítica

A ditadura da Anorexia


MELO,Célia Lacerda; PENA, Elizeth Montalvão; SANTOS, Jaqueline; CUNHA,
Rosângela; FONTE BOA, Marcos Vinícius; SOUZA,Vera Lúcia Carvalho

CURY, Augusto. A ditadura da beleza. 2ª Ed. – Rio de Janeiro: Sextante, 2005.

Esta resenha apresenta uma reflexão sobre a anorexia. Para tratar o assunto, o grupo recorreu a diversas fontes de pesquisa e selecionou estudos de Augusto Cury sobre o assunto.

Augusto Cury é psicoterapeuta, psiquiatra, cientista e escritor. Escreveu inúmeras obras de auto-ajuda, dentre as quais se destaca a obra A Ditadura da Beleza e a revolução das mulheres (2005).

A anorexia se caracteriza por comportamento persistente de uma pessoa em manter seu peso corporal abaixo dos níveis esperados para sua estatura, além do pensamento distorcido quanto ao seu próprio corpo, com a idéia fixa do paciente de que está gordo.

Augusto Cury aborda na obra A Ditadura da Beleza (2005) o tema anorexia, relatando a ficção através de fatos reais sobre o tema. O autor em sua obra faz uma crítica à chamada ditadura da beleza, na qual mulheres obcecadas por “perfeição” se rendem ao poder da moda. Segundo Augusto Cury, cerca de 600 milhões de mulheres são escravas da beleza. Afirma ainda que a televisão, a revista e o cinema interferem na decisão de uma anoréxica de continuar em seu drama: a perda de peso, pois o padrão atual é o de mulheres magérrimas.

Para Augusto Cury, a imagem de jovens modelos supervalorizadas apresenta um contraste com os seus próprios pensamentos de ódio a seu corpo, por sempre acharem que estão gordas.

A preocupação do autor com a anorexia e o controle que a chamada ditadura da moda faz, chega ao ponto de o autor desejar que adolescentes e jovens sofredoras deste mal possam ler o livro, podendo assim escapar da armadilha em que as mesmas, inconscientemente são aprisionadas.

A obra de Augusto Cury trata do assunto anorexia com foco na ditadura da moda. Livro de fácil leitura, podendo ser indicado às mulheres, adolescentes, modelos e familiares de pessoas com anorexia, para que possam dar forças e evitar assim, a destruição de uma vida.