sexta-feira, 27 de novembro de 2009

Vídeo (http://www.youtube.com/watch?v=8XVkPpDJfYE)

Vídeo

http://www.youtube.com/watch?v=8XVkPpDJfYE

Entrevista

A anorexia é uma doença que atinge inúmeras pessoas. Sobretudo, modelos.


A estudante de Nutrição da Unip - Universidade Paulista de Brasília, Alana, concedeu uma entrevista ao nosso grupo com a finalidade não só de colaborar com o grupo, mas também para alertar as pessoas do grande perigo que é a anorexia.

Nome: Alana Carvalho Adelino

Idade: 18 anos

Peso atual: 52 kilos

Altura: 1.75m

Alana iniciou a entrevista informando que começou sua carreira aos 14 anos. Nesta época, ela diz que por ser muito nova, acreditava no que era dito pela agência: que se ela ficasse magra sua carreira iria deslanchar. Parou de estudar em razão da carreira. Assim, ela decidiu parar de comer. Foi onde o problema começou.

Alana começou então a desenvolver um quadro de anorexia, seguido de bulimia, fraqueza e isolamento. Ao ser perguntado sobre a assistência da agência de modelos para sua doença, a mesma afirmou que não houve nenhum tipo de apoio. As agências de modelos não costumam ter psicólogos e nem nutricionistas para que aja acompanhamento das modelos doentes.

Ao ser perguntada sobre quebra de contrato, Alana afirmou que houve a necessidade da quebra de contrato por parte dela, pois ela estava muito magra e sem condições de trabalhar. Alana diz que ficou surpresa ao ouvir na agência que ela deveria se tratar, ficar boa e depois voltar para trabalhar. Havia muita pressão psicológica.

Atualmente Alana faz tratamento há Um ano e meio com psicólogo, nutricionista e endocrinologista. Alana diz que a doença afeta totalmente o lado psicológico. Ao sair com os pais para o shopping, por exemplo, a mesma afirma que se a mãe e pai comer sanduíche, ela só fica olhando. Não consegue comer. Não come arroz, por achar que poderá ficar gorda. Tem consciência de que precisa mudar, porém segundo suas palavras “a cabeça não deixa”.

Sobre seu tratamento, Alana diz que recentemente o médico passou uma dieta para ela, informando que ela ficaria cheia o dia todo. Sua resposta ao médico foi de que preferiria ficar com fome a ter que comer. Segundo ela, é bom ficar com fome.

A respeito da carreira, Alana diz que gosta de ser modelo, além da renda ser boa.

O fato de estar cursando Nutrição tem a ver com o seu desejo de aprender a comer de verdade.

A entrevistada deixa aqui alguns conselhos para quem está pensando em seguir a carreira de modelo:

Não sair de casa tão cedo (pois ela saiu de casa aos 14 anos para seguir carreira na Itália);

Ter consciência de que comer faz bem;

E finalizando, não parar de comer achando que vai engordar, pois a saúde é fundamental.



Obrigado Alana por essa entrevista tão proveitosa!